segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

National Gallery

Apesar de ter acordado com frio e gripada, pela falta do gás em casa...Minha consciência pesou de ficar debaixo do edredon ( e ainda bem que pesou!) e fui dar mais uma corajosa volta pela cidade.

Domingo não foi dia de Faustão, mas sim o dia de adicionar um pouco de cultura a viagem!!
Minha visita foi no final da tarde e me surpreendeu pelo fato de que eu só sai da National Gallery quando um voz no alto falando avisou "Estamos fechando!"

Uma galeria realmente deslumbrante, por fora e por dentro! Um prédio enorme com colunas brancas surge no alto de uma praça cheia de visitantes, moradores, crianças e pombos!

http://www.nationalgallery.org.uk/

Uma das duas fontes que ficam na praça frontal da galeria

Logo na entrada, ouvia uma música aguda e frenética, e fui atrás daquele som pra descobrir de onde vinha - de uma gaita de fole e de uma escocês doido de usar saia aos 3ºC

Artista de rua

Cult do lado da fonte

Londres e seus enormes leões

Vista de dentro (a única que deu pra tirar antes do guardinha notar)

Como dentro da Galeria não é permitido tirar fotos, vou postar alguns dos quadros que eu mais gostei de ver lá dentro! Afinal o Google existe pra isso também...

Ver as telas enormes, com as marcas dos pincéis é realmente algo inigualável...
Percebi que o que mais me encanta nos quadros são os anjos, sempre acho que são as figuras mais bonitas, enquanto que auto-retratos realmente não tem nada de espetacular, afinal alguns anos depois inventaram a máquina de shopping 3x4 e ela faz muito melhor....

Dentro da galeria eu peguei um audio-guia, que vai explicando alguns quadros numerados conforme sua visita. É realmente interessante ouvir coisas sobre os quadros que você nem podia imaginar, quando pra você era só uma flor num vaso, pra quem pintou pode significar todo o sentido da vida e do universo...hahahaha, afinal não temos que definir tudo de maneira tão simplista, certo? A vida é muito mais que isso....

Mas vamos aos quadros:

Raphael - Maddona of the Pinks

Esse quadro é muito fofo e bem pequenininho também, está numa sala de quadros gigantes, mas todo mundo para pra olhar o pequeno quadro de Raphael (uma das tartarugas ninjas).

Segundo a história, esse foi o primeiro quadro da época a ser pintado numa posição natural, demonstrando carinho e afeto! Até então, todos os quadros eram pintados naquela posição posuda sentada na cadeira olhando com cara de mal... É lindo e transmite muita paz.

E depois minha mãe diz que todo Rafa é uma peste...HAhAHAHHA, é nada!

Diego Velázquez - The Toilet of Venus

Um quadro enorme, com cores muito fortes e realmente impressionante de se ver. Originalmente a Vênus estava olhando para a frente do quadro, mas como foi um dos primeiros quadros a ser pintados com o nu, o artista achou melhor não provocar mais ainda a igreja e todo mundo, e fez ela desse jeito meio enigmático que aparece no espelho. Uma prima irmã da Monalisa?

Paul Delaroche -The execution of Lady Jane Grey

Não me perguntem porquê, mas esse foi o quadro que eu mais gostei de todos! Ele meio que me enfeitiçou, porque eu queria voltar pra olhar ele de novo toda hora! Sai da sala e voltei pra olhar mais um pouquinho... Primeiro é um quadro do tamanho de uma parede, e segundo as cores nele são tão vivas, que você se sente dentro do quadro..não consigo explicar, mas é como se fosse um 3D na arte. É tudo tão real, que você realmente sente o sofrimento das pessoas ao redor e uma pena da pobre Lady Jane que esta prestes a ser executada e tem essa cara de vítima inocente.

Ela foi coroada rainha, mas depois de 9 dias foi destronada por sua meia-irmã e a condenou para a execução sob a acusação de traição.

As coisas se ligam e a gente nem sabia :

1. Ela foi presa e executada na mesma Tower of London, que eu visitei sem querer no primeiro dia (ow..cidade pequena)

2. A música 'Lady Jane' dos Rolling Stones, tem a ver com essa mesma Lady Jane aí!


VanGogh - Sunflowers

Como um quadro pintado só em amarelo, pode ser tão bonito! Não sei, mas o cara tem que ser bom! hehheheheheh

Bom, esse quadro foi um presente pro amigo de quarto do Van Gogh, tá vendo Iris, quero ver você desenhar alguma coisa pra mim que não seja um 6-ciclo-propanol!
Mas a intenção nesse quadro era transmitir todas as fases do ciclo da vida, porque ele pintou flores nascendo, crescendo e morrendo e suas cores transmitem esperança na humanidade...

Coisa que não durou muito tempo pro nosso amigo Van Gogh, que depois de um tempo pirou geral na batatinha! Mas pirado ou não, o quadro e sua intenção são fantásticos!


E assim eu terminei meu dia no National Gallery, e o melhor de tudo, totalmente de graça... como a maioria dos museus daqui!

Preciso conhecer os outros, e aviso vocês sobre cada passo!

See you!

3 comentários:

  1. veeeeeeve!

    Cult in England! Quem diria... veve fazendo coisas q nem costuma fazer em sp... ir a museus e tal =O
    to em surpreendendo cada vez mais com as pessoas...

    Gostei da idéia do fone de ouvido explicando cada quadro...por q não fazem isso aqui tbm??
    Sempre fico com uma dúvida principalmente naquelas pinturas abstratas, hahahaha...

    bjooos
    see you!

    ResponderExcluir
  2. Ah vamos por partes:

    - Preciso dizer que o museu é liiiiiiiindo???? Isso sim é que era um pedreiro de qualidade hehehe...

    - O escocês de saia, sabia que conta a lenda que debaixo dessa saia não se usa nada... Se bater um ventinho pode ser que veja coisas horríveis, porque com esse frio aí... Já era...

    - O leão, parece o tataravô do Nick, todo imponente e metido... Lindo, amo os felinos, com toda sua imponência mesmo.

    - Olha a perfeição dessa construção por dentro...

    - Ah fofa é você achando fofo o quadro da mãe acariciando o filho, seu cérebro já está se preparando para a maternidade huhuhu...

    - Gostei de saber que gosta dos quadros de anjos e que ficou com pena da pobre Lady Jane...

    - Fala sério... VanGogh é demais, eu nunca tinha reparado que tinha flores nas fases da vida... Um gênio... Muuuuito bom!!!

    - Os quadros são lindos!!! Muita perfeição para a época né, fala sério...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Tá bom vai... eu pinto um hexano-metil-fenil-propanol pra vc! Vai ficar mto loco!!!

    Museu lindo! Dá pra ir uma vez por mês, já que é de grátis!!

    Adorei os quadros! Imagino que deva ter muitos mais que a gente fica parado babando em cima!

    Beijos!! e até daqui a pco!!

    ResponderExcluir