UHAHUAHUAHUAHUAUHUHAUHA
Muito Boa!!!!!!
Hoje andarei sobre as flores amarelas do ipê....
Ainda tivemos muitas outras cidades do leste europeu que sofriam do mesmo mal, no final fica tudo muito confuso, pq voce nao sabe se aquela caneta de 300 esta cara ou barata!?!?!
O Homem que faz a voz do Homer Simpson na França, é casado com a artista que faz a voz da Margie! - Que demais, queria ser amiga desse casal!
A chance de um aviar cair é de 1 em 11 milhoes -
Pobre LOST, e qual a chance de cair numa ilha deserta?!?!
Ainda no nosso dia de aprendizado, fomos tambem a um Museu Judaico, contando varias historias das ricas familias judaicas que existiam em Berlin antes da Guerra e de como eles dominavam os negocios e posiçoes superiores da sociedade como medicos, advogados, engenheiros...
Mais tarde no Museu Historico Alemao, conhecemos toda a historia do pais desde a antiguidade ate toda a historia do nazismo+comunismo+holocausto. Tantos fatos que aconteceram em tao pouco tempo, e que mudaram a historia do mundo inteiro. . .As peças aos poucos começam a se encaixar, como os motivos de um lider fanatico ter dirigido uma populaçao inteira contra o povo judeu, ou o que levou a Alemanha inteira a acreditar e dar suporte a esse lider, o quanto a uniao de um povo pode ser assustadora, tanto para o bem quanto para o mal...
Depois da 1º Guerra Mundial, a Alemanha que havia perdido a guerra entrou numa crise que devastou a populaçao inteira, as dividas de guerra fizeram o governo imprimir mais dinheiro do que poderia e causou uma inflaçao onde o paozinho custava 68 mil marcos alemaes, as fotos do desespero e desemprego mostra a face de um povo com medo... Um lider forte era tudo o que eles precisavam! E colocar a culpa em alguem, era tudo o que esse lider precisava!
Simples e matematico, e a equaçao de um holocausto estava feita! Hitler prometeu ao povo emprego e a reconstruçao do pais, e culpou os judeus de nao ajudarem na economia, pois estes possuiam muito dinheiro com seus altos cargos na sociedade, porem so utilizavam este dinheiro na propria comunidade judaica, de forma separatista.
A violencia usada e a devastaçao de um povo, nunca poderao ser explicadas... mas os motivos para a Alemanha ter aceitado e apoiado esse lider (pelo menos para mim) se tornaram muito mais claros. Penso que o mesmo, poderia ter acontecido em qualquer lugar que se encontrasse nas mesmas condiçoes..
Ainda em Berlin, fizemos um Free Walking Tour (ou passeio turistico gratis), o guia mostrou e contou varias coisas interessantes, como nao podia deixar de ser, numa cidade com tanta historia... e o que eu mais gostei, foi que ele traduzia alguns monumentos que estavam no incompreendido alemao para o nosso ingles bem mais compreensivel; o que mais gostei foi uma placa que se encontrava entre uma Universidade e uma Biblioteca, a placa fazia referencia ao lugar onde o nazistas queimaram milhares de livros da biblioteca, numa especia de praça da vergonha, a Bebelplatz. A placa no chao dizia, mais ou menos o seguinte: "Quando se começa a queimar livros, termina-se queimando pessoas." Alguem tem alguma duvida?!?!
Alem de toda historia do nazismo, ainda vimos o outro monstro que assombou os berlinenses que foi a divisao entre Comunismo e o Capitalismo, e todo o terror que esse Muro causou. Criando fronteiras reais e separando familias em busca de uma maneira de governar ideal, que somente se esqueceu de um fator, o governo existe para o povo, e nao o contrario.
Sobre Berlin, posso dizer que me senti surpreendida. Tanta historia que eu deveria saber, tanta coisa que serve de liçao para o futuro, tanta coisa que o mundo ainda precisa aprender!
A cidade ainda parece triste por algumas ruas e o patriotismo nao se mostra muito forte como em outras cidades da Europa, acho que apesar de tantos anos o povo ainda sente a vergonha de quem errou...Mas a superaçao e o crescimento desse povo que cresceu do po da Guerra, mostra o quanto eles sao forte e determinados, por isso tenho o orgulho de dizer: Eu estive em Berlin!!!
Tentando entender "o muro" - Grafiti em pedaços do muro que remanesceram pela cidade
Acho que não consigo contar quantos filmes já vi com imagens de Paris, mas durante a viagem alguns me vieram nitidamente à mente, como ao ver a Champs Élysées e não lembrar da cena do Diabo veste Prada quando ela atravessa essa famosa rua numa limousine!
Ou quem não lembra de O Código da Vinci quando olha pra esse triângulo de vidro do Louvre (eu quase consegui ver o Tom Hanks lá)...hauhuahuahua
E lógico que forçada pelo Kenny (isso que dá viajar com homens..hahahha) a visitar o famoso Moulin Rouge! Esse confesso que não assisti o filme ainda, mas esperava mais da famosa casinha vermelha com o moinho! Como a casa de mulheres ‘simpáticas’ não fica exatamente num lugar muito seguro de Paris, fiquei com medo de ir lá a noite e encontrar alguns tipos estranhos...Fui de manhã mesmo!
Mas o lugar me surpreendeu no quesito história... é um lugar muito antigo e com um mural contando tudo que aconteceu no lugar ao longo dos anos..e muita gente importante passou por lá, para conferir de pertinho o autêntico show de Can-can francês! Até a digníssima rainha Elizabeth, já fechou a casa para um show particular... Claro, que se você não é famoso nem nada, também pode conferir o show pela bagatela de 150 euros e com direito a uma champanhe! Máaa váaaaa
Beeem pertinho dali, subindo a rua Lepic, eu encontrei (lógico que não depois de me perder de leve) um Café diferente. Do lado de fora ele era rodeado por cadeiras cor-de-rosa, mas não um rosa discreto..eram realmente ROSA! E do lado de dentro, descobri nada mais, nada menos do que o próprio set de filmagens do Café do Fabuloso Destino de Amelie Poulain!!! Dentro eles tem fotos da mesma e até o anão de jardim viajante! (o que?? Você não viu o filme?? Sai da internet e vai ver agora!! Hahahahah)
O anão foi uma inspiração pro Kenny e agora eles tavam lá, um petinho do outro!
O lugar é uma gracinha, mas se você for pra Paris..visite só por fora mesmo! O atendimento é péssimo, a garçonete foi super estúpida comigo (em frances e em inglês) e sem contar que é tudo muito caro! Nem tudo é perfeito...
Realmente, uma cidade linda e palco de muitos e muitos filmes! Talvez a vista seja a melhor inspiração...talvez seja a história e a cultura que emerge de todos os lugares, que ajuda nesse processo criativo. Talvez...
Mas podemos ter certeza de uma coisa, com tanta beleza e cultura junta ...muitos quadros, fotos, músicas e filmes vão surgir daqui! Que é um lugar maravilhoso não temos dúvida, mas nem por isso podemos esquecer o quanto maravilhoso é o nosso lar!
Saudades de todos...
Bjãaao