segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Cidade Luz!

No último feriado (1º de maio) fiz minha mala e fui até a França para conhecer aquela que deve ser uma das cidades mais bonitas do mundo: Paris!

Não posso negar que meus sentimentos pré-viagem se resumiam a puro medo. Medo porque ia viajar sozinha, sem ninguém esperando no aeroporto com uma plaquinha ou alguém me dizendo pra que lado deveria ir... medo também por mal falar 'bom dia' em francês e ficar mais perdida ainda.

Tanto era o medo, que no dia da viagem eu estava trabalhando lá no Café e um cliente me perguntou o porquê da minha preocupação, contei a história e ele me disse :"Se você fosse viajar pra uma cidadezinha na China, onde ninguém fala inglês e não é um lugar tão pequeno que não existem informações pra turistas, eu ia dizer pra você ficar preocupada...Eu fiz isso, e sobrevivi entre mimicas e grunidos. Mas você vai pra Paris, você vai ficar bem!!!" Hahahaha...achei super legal e surpreendente como cada pessoa tem uma história diferente pra contar!

Chegando em Paris, foi tudo novidade! O aeroporto, o metrô, as estações, as pessoas, a língua! Incrível como já me acostumei com Londres e não tinha percebido....

Para aproveitar o máximo possível e economizar também, resolvi que dava pra fazer tudo a pé, pelo menos pelo mapa pareciam bem perto os desenhinhos desproporcionais da Torre Eiffel e do Museu do Louvre...hehehehe

Andei, mas andei muito e o que vi foram lindas ruas, pontes sobre o Sena, parques, gramados, estátuas, ciclovias, artistas de ruas, balsas, barraquinhas vendendo crepes, turistas, vendedores de miniaturas de Torre Eiffel e também alguns franceses!

Me sentia num quadro, numa obra de arte... e ao mesmo tempo, quando lia cada placa indicando a praça da Bastilha ou alguma coisa sobre Napoleão, tinha certeza que estava dentro de algum lugar da história!!

Quanto as franceses, tudo bem que não são as pessoas mais simpáticas do mundo mas seria um erro dizer que são grosseiros. Eles são franceses! Nacionalistas acima de tudo, e se pararmos um tempo pra pensar até dá pra entender o motivo de não serem tão receptivos como gostaríamos....
Pense bem, uma cidade que foi berço do Iluminismo no século XVIII- até hoje ainda conhecido com a cidade luz! Que pensou diferente, que foi contra o poder absoluto de um rei! Que queimou e derrubou a prisão da bastilha para poder mostrar o poder do povo contra a monarquia, que prendeu e matou seu próprio rei, que recuperou seus bens, que foi liderada por Napoleão, que quis conquistar o mundo, que fez guerra com todos os vizinhos (e bota vizinhos nisso)... enfim, uma cidade que invocou a liberdade, igualdade e fraternidade! E hoje em dia, foi diminuída dentro do mundo se resumindo a um cartão postal e milhões de turistas que vão até lá, tiram suas fotos e voltam pra casa sem nem mesmo refletir sobre o que ou quem eles tem fotos!

No fundo você até entende o sentimento de alguns franceses... como se todos vivessem de um passado que prometia um futuro diferente. Um lugar interessante em Paris, é o Hotel do Inválidos - um lugar para os veteranos de guerra... Será que esse sentimento de inválido, também não se reflete para os atos desta nação?!?!

Sei lá! Só sei que esse é um lugar interessantissímo no ponto de vista histórico! Pra mim, parece que toda grande revolução do mundo (se não começou) passou por aqui! AAAAAAAh...mas chega de pensamentos filósoficos políticos e voltemos aos pontos turísticos!

Um lugar que você fica pra sem ter onde olhar, parece criança, olha pro teto, olha pro chão...pra todos os lugares, abismado, boquiaberto, impressionado...é o Louvre! Adoro os museus daqui em geral, mas esse tinha um gostinho especial!
O tamanho e o brilho do museu já são um espetáculo! Poder ver todas as obras de pertinho... tirar fotos e se sentir parte dessa cultura, é uma emoção indiscritível! Eu se pudesse passaria horas dentro dele, mas ainda tinha muito o que conhecer em tão pouco tempo!








Não vi tudo, mas uma coisa é certa: Eu vi a Mona Lisa!!! Hahahah


De Paris ainda vi, os mais de 300 metros da Torre Eiffel e sua indiscritível beleza noturna

Siiiim...fui eu quem tirou essa foto!

E muita, muita coisa ainda! Ainda tem o castelo do Rei Sol, a Igreja do Corcunda, e o Café da Amelie Poulain, que vocês ficaram sabendo mais no próximo post!!!

Merci! : )
Au Revoir....

6 comentários:

  1. Ei Paris girl! Senti sua falta nesse feriado, mas vc aproveitou mto né? Se virou no s'il vous plaît e no merci... uma viagem que vc não vai esquecer nunca!
    Contagem regressiva: 8 dias! Vamos rebolar no alemão! Eu disse NO alemão, na língua viu!!! Mente poluída!! hahahaha!
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Paris é realmente linda, vista com seus olhos então, ficou ainda melhor...
    E as ruas também parecem um museu a céu aberto, com muita história e um "clima" encantador.
    E a Monalisa é uma gracinha né...

    Beijosss...

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaaaaaaah garotaaa! olha as fotos delaaa!

    eu nao vou comentar mais nada por q to brava...faz duas hrs q to esperando vc desligar o telefone do rafael... grr...mas eu li! todos!
    =*

    ResponderExcluir
  4. amei as fotos! Lindas! muitas saudades!

    ResponderExcluir
  5. É... PARRRIS!!! é encantadora não?? pena que fica mto longe, senão iria visitá-la todo mês!! sempre vale o retorno e sempre se encontra coisas novas e inusitadas... Fotos lindas!!! gostei!!! saudades
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá... gostei da sua experiência e estou querendo viajar sozinha e acredite estou com o mesmo medo, rs! Mas e a sensação do medo passou? Conheceu muitas pessoas novas?

    ResponderExcluir