quinta-feira, 15 de julho de 2010

Uma revoluçao na cozinha

Na ultima semana fui entretida e intrigada com uma programaçao bem diferente da que estava acostumada, meio sem querer e talvez por influencia da televisao comecei a assistir alguns programas na internet desse divertidissimo chef de cozinha, o Sr. Jamie Oliver!
Esse chef mais que simpatico, com um jeito todo peculiar de falar e de agir faz muito mais do que um programa de culinaria, é entretenimento de melhor qualidade, assim como toda a comida apresentada em seu programa!
O maluquinho se apresenta aqui no Channel 4, com um programa chamado 'Jamie at Home', o programa se desenvolve em sua casa e ele pega tudo do proprio jardim pra cozinhar... mas nao somente cozinhar, ele se diverte de uma maneira que faz qualquer preguiçoso e fã de fast-foods se envergonhar e ter vontade de ir comprar umas salsinhas e tomates pra cozinhar hoje a noite!

O programa baseia-se por topicos como 'abobrinhas', 'cogumelos', 'pimentas e pimentoes', etc... E voce pode se deleitar com explicaçoes sobre cores, tipos e sabores dos mais diferentes possiveis dentro do topico apresentado, o chef ensina desde de como fazer uma simples salada, como afiar sua faca, ate pratos demoradissimos, desses que só sua mae em almoço de Natal tem paciencia pra cozinhar!
Apesar de minha descoberta só ter acontecido agora, o primoroso cozinheiro ja faz programas desde de 1996 na televisao e tambem tem varios livros escritos, na tentativa de fazer qualquer um (sim qualquer um mesmo, ate voce que só come lasanhas congeladas) aprender a cozinhar!
O objetivo dele nao é facil, mas a ideia é simples... com a frase "Passe adiante!" ele incentiva voce que nao sabia cozinhar e aprendeu 4 ou 5 receitas com ele, achar algum amigo seu que tambem nao saiba cozinhar e ensinar as receitas para ele, passando adiante! O objetivo é melhorar o nivel de alimentaçao e a saude da Gra-Bretanha, que ocupa o 3º lugar em obesidade no mundo!

Eu nao sei se vou melhorar minha culinaria da noite para o dia, mas com certeza esse chef me cativou e seu jeito e atitude me motivam a aprender mais dessa misteriosa e saudavel arte da cozinha! Se aprender algum prato exotico ou se pelo menos aprender a gostar dessa tal 'culinaria' eu aviso voces, e claro passo adiante!

Pra quem nunca viu um livro ou video do Jamie, segue um comercial para voces conhecerem-no:





No YouTube tambem da pra achar milhoes de videos e alguns voces encontram no proprio site do Jamie: http://www.jamieoliver.com/

Uma ultima dica pra quem quer buscar inspiraçao na cozinha, aproveitem o final de semana para assistir ao filme "Julie & Julia", uma comedia com um toque de drama baseada numa historia real. Fala sobre cozinhas, amores e blogs! hahahahah - nada mais propicio hein.... Divirtam-se!

2 comentários:

  1. hahaha.. mesmo, 3º causa de obesidade??

    quem te disse,hein?! huauhauhahua
    Gostei dele tbm... quero o livro! Já tava com vontade de atacar mais na cozinha qdo vi o julie and julia... e achei o blog dakele chef... veremos...

    mas a mae nao pode saber disso! senao, jah viu! =/

    bjooos

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhhhh agora eu já sei...
    Ah querem atacar na cozinha, fazer arroz e feijão ninguém quer né.

    É sempre bom alguém que abra nosso apetite de cozinhar, eu já estava pensando em voltar à ativa depois de um dorama da vida aí, com cozinha claro...

    Formemos um quarteto, quem sabe um quinteto culinário hohoho...

    Beijitos saudáveis...

    ResponderExcluir