domingo, 1 de agosto de 2010

6 meses depois...

Lembram de um post de 15 de fevereiro, em que eu falava sobre as 10 coisas que ja havia aprendido em Londres?! Pois entao, agora ja fazem mais de 6 meses que estou aqui e chegou a hora de repensar todo esse tempo todo, tudo que fiz, presenciei e vivi deste lado do Oceano...

7 coisas que aprendi em Londres (parte II)

1. "Be Original or Die" - Madame Yevonde.
Uma verdade foi dita pela fotografa Yevonde, "Seja original ou morra!" Tenho pena dos que sao desprovidos de criatividade e imaginaçao propria! Dos plagiadores e dos que infelizmente vivem suas vidas dirigidas por opinioes alheias, sendo as sombras de outrem. A vida é unica, pessoal e intransferivel...
Descobri que a criatividade é meu maior dom e que devo aplica-lo sem moderaçao, porem com a cautela de quem esta sendo vigiado pelos olhos invejosos de ignorantes.
Aqui em Londres conheci pessoas e lugares que transbordam criatividade e que servirao de inspiraçao para o futuro! Ruas, museus, paradas, fotos, pessoas, enfim...tudo que descobri terem um valos inestimavel, ao menos aos meus olhos!
Depois destes 6 meses, tenho orgulho de tudo que aprendi, percebi e comprendi com meus proprios sentidos, sem nunca precisar apossar-me fraudulentamente de ideias alheias.

2. Todo mundo tem um dom! Por vezes somos conduzidos a acreditar que nada que façamos resultara em sucesso, e terminamos onde nossas açoes sao impelidas pela inercia da vida. Nossos passos sao antecipados pelo fracasso dos pessimistas, e dos que nao tiveram a coragem de acreditar... Steve Jobs diz em seu discurso "Nao permita que o barulho da opiniao alheia, abafe o som da sua propria voz". Esse tempo aqui e conversas que tive com os amigos que fiz, me fizeram perceber que nunca posso deixar que sufoquem o meu talento, porque todo mundo tem um dom! E voce precisa ter a coragem de seguir o que seu coraçao diz, por mais improvavel que isso lhe possa parecer, voce nao pode negar aquilo que lhe foi dado.. siga seu dom!
As vezes, é dificil de acreditar no que somos capazes, mas infelizmente ninguem podera fazer isso por voce. Perceber que voce esta na 'zona de conforto' e este é o lugar mais perigoso do mundo, pois seguir o caminho mais facil apenas te prejudicara no futuro, ja é um começo...

3. "Imaginaçao é mais importante que o conhecimento" - Albert Einstein
Depois de pensar sobre originalidade e dons, repensei um pouco sobre minha carreira... Sempre quis ser cientista e seguir o rumo desconhecido das celulas minusculas, doenças incuraveis e medicamentos impossiveis! Mas sempre tive o medo de nunca ser boa o suficiente para essa area do conhecimento, nunca fui a melhor aluna da sala e nem tenho decorado os compilados da bioquimica moderna...
Mas, ainda sou muito jovem e a vida é muito curta para desistir tao cedo! Nao sei ainda que caminhos vou seguir quando voltar pro Brasil, que empregos vou encontrar, em que projeto vou empenhar meus esforços para concluir meu TCC (trabalho de conclusao da minha faculdade de farmaceutica-bioquimica), que desafios ainda vou ter pela frente... mas agora sei que vou seguir meu dom, minha criatividade e toda minha curiosidade para aprender o que for preciso na conquista da minha carreira. Isso me faz chegar ao proximo ponto que aprendi (ou entendi) nessa viagem...

4. "A vida se encarregará de ligar os pontos" - Steve Jobs
Todas as nossas escolhas e atitudes formam pequenos pontinhos na nossa vida. Talvez agora nao façam muito sentido, talvez nao façam sentido nenhum...
Vir pra Londres, morar sozinha, morar acompanhada, falar ingles, falar italiano, falar espanhol, nao falar nada, falar demais... Nao trabalhar, trabalhar num cafe e NAO receber, trabalhar num cafe e receber! Acordar cedo, acordar tarde, dormir tarde, dormir mais tarde ainda porque sai do trabalho as 3hs da manha! Ir trabalhar em casamentos e bar mitzvah, dobrar guardanapo, servir vinho, fazer suco, fazer cafe, fazer canapes, servir, limpar, sorrir! Alguma destas coisas faz sentido?!?! Alguma delas nao faz sentido?
Nos temos que tentar aprender de tudo, ate mesmo aquilo que nao tem nenhuma aplicaçao pratica na sua vida - AGORA! No futuro, sua vida se encarregará de ligar os pontos. De mostrar que nada foi em vao e que tudo valeu a pena! Sei que cada momento que vivi aqui ainda tera um significado que nem posso imaginar no futuro...Meu aprendizado com a essa viagem esta apenas começando, muito do que vi aqui talvez so faça sentido mesmo no futuro!
"Novamente, você não pode ligar os pontos olhando para a frente; você apenas pode ligá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos vão, de alguma forma, se ligar no seu futuro. Você tem que confiar em alguma coisa - sua força, destino, vida, carma, qualquer coisa. Isso nunca me deixou na mão, e tem feito toda a diferença na minha vida." - Steve Jobs
5. Liberdade é imprescindível. Hoje com a distancia e a solidão, aprendi a dar ainda mais valor a quem divide comigo os melhores e piores momentos, mas nem por isso "preciso estar perto, pra estar junto"... Aprendi o valor de um momento sozinho, de poder simplesmente fazer alguma coisa sem ter que explicar o motivo, de acordar e ficar o dia todo em casa ou pelo contrario, sair o dia todo sem ter direçao. A facilidade de transportes e segurança de Londres, me deram a liberdade de andar sem rumo ate conhecer algum lugar novo, de descobrir as ruas ao redor da minha casa e os bairros ao redor do meu bairro, o pais inteiro e os paises ao redor deste! A sensaçao de poder ir e vir, as pessoas lotando as ruas e as calçadas, o dia que parece nao terminar quando o sol somente se poe as 10hs da noite, a musica que me acompanha nas corridas e caminhadas pelo parque, me deram o prazer e a satisfaçao de ser livre!
E a liberdade me faz lembrar outra descoberta do mochilao...

6. Fronteiras sao linhas imaginárias.
Esse eu ate ja tinha postado, mas vale a pena relembrar... Durante essa viagem, percebi o quanto somos demilitados e presos em pedaços de terras, que nao existem! Claro que existe a terra onde voce pisa, o que quero dizer é que o Brasil, a Inglaterra, a Alemanha e qualquer outro pais esta separado por fronteiras imaginarias, "cercas" separam as pessoas e a terra de outras pessoas e terra de mesma importancia e valor! Mas que andando de trem pela Europa, voce nao sabe se esta do lado de ca ou do lado de la de algum pais, simplesmente porque nao existe a tal, diferença! Por falar em semelhanças e diferenças, eis a ultima que aprendi...
7. Seres humanos são seres humanos. Ao viver num pais sul-americano subdesenvolvido, somos conduzidos a imaginar que a Europa é o continente de primeiro mundo perfeito, onde as pessoas sao educadas e tudo funciona... Bom, nao exatamente! A Europa realmente tem caracteristicas muito boas, a diferença social nao é tao perceptivel, aqui consegue-se viver bem mesmo que voce somente ganhe um salario minimo! As coisas sao caras para nos, que pagamos o triplo em tudo com nossa conversao real=libras, mas para aqueles que ganham em libras as coisas sao bem mais faceis!
Porem, infelizmente descobri que as pessoas aqui tambem sao corruptas, mesquinhas, tambem tem a maldade e a malandragem inerente nao somente dos brasileiros, mas instrinseca dos seres humanos. Aqui percebi que os seres humanos tem esse desejo pela corrupçao e que meus lamentos nao sao somente pelos brasileiros... trabalhei de graça, paguei muito por uma casa caindo aos pedaços, fiquei sem aquecimento no inverno porque as escola nao pagou, vi gente sendo humilhada e ate pessoas ricas sendo enganadas nos bastidores da cozinha, onde a garrafa vinho chique era recarregada por um vinho de pior qualidade (e voce pensando que era so no Brasil..). E assim pude concluir, para o bem ou para o mal, que a Europa realmente nao tem a superioridade que eu imaginei quando vim para ca, simplesmente pelo fato de a Europa ser habitada pelos terriveis 'seres humanos'...

Apesar desse ponto parecer a primeira vista decepcionante, na verdade ele é revelador! Uma vez que nao enxergo mais o abismo que existia entre o meu povo e o resto do mundo, somos todos iguais pro bem e pro mal! Sei que as distancias ficaram mais curtas para mim e descobri que o mundo era maior do que eu imaginava, e olha que eu nao vi nada ainda!
Queria mudar o mundo, mas para isso preciso mudar a mim mesmo primeiro! Estou me conhecendo melhor e aos poucos ligarei os pontos e saberei o rumo que devo seguir. Enquanto isso, estou me reinventando!
Por mais dificil que alguns momentos tenham sido por aqui, a volta pra casa com uma bagagem de lugares, alegrias, novos amigos e descobertas sempre me farao ter certeza de que, valeu a pena!

6 comentários:

  1. Veveeee sua bobona. amiguinha lindo do coracao.
    muito lindo o q vc escreveu!
    saldo da viagem foi positivo ne?
    ....como disse fernando pessoa: Valeu a pena? td vale a pena se a alma nao eh pequena! kkkkkkk! ADooooooroo! aproveita ai o fimzinho! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Veve!!!!Aeee Finalmente hein????
    Amei o que escreveu!!!!
    To desgastada de saudades já.. e vc vai voltar com tanta, tanta coisa p/ contar..
    (pq certeza que nao coube td nos seus dedinhos digitantes eheheheh)
    Me traz um Londrino com Cachecol da Burberry que eu fico feliz ta? hohohoho
    bjosss

    ResponderExcluir
  3. Não tenho dúvida que os primeiros passos foram dados, talvez menores do que alguns bons olhos esperavam, porém grandes suficientes para incomodar a inveja, a ignorância e a falta de personalidade.
    Espero que vc tenha aprendido que a iniciativa é muito importante, porém é preciso assumir sua posição, com firmeza, clareza e simplicidade. Não se deixe abalar, pessoas fracas se apoiarão em vc, deixando sua bagagem mais pesada, ou pelas pessoas baixas que roubarão sua criatividade.

    Livre-se de tudo, da bagagem, do preconceito, do julgamento, do rancor, da raiva... E só assim ninguém terá nada para tirar de vc!

    ResponderExcluir
  4. Linda escritora!!!!
    Amei cada palavra que você escreveu, só falta o que falta à maioria dos escritores, por realmente em ação tudo isso, e realmente sentir tudo isso... De dentro mesmo, com a alma e o coração...
    Como já dizia alguém aí (ô memória viu), na vida nada se perde, nada se cria, tudo se transforma... Acho que isso vale não só na ciência palpável de fato, mas na nossa vida como um todo, nossa vida vai se tranformando conforme os fatos vão acontecendo e deixando de certa forma a gente mais inteligente, no sentido de vivenciar algo que ainda não se tinha vivido, então é isso, devemos aproveitar o máximo o que a vida nos dá de presente, seja bom ou ruim, para não sairmos de tudo isso com saldo negativo, pelo contrário, saibamos transformar os fatos ruins em aprendizado para o nosso futuro.
    "Se a vida te der um limão, faça uma limonada..."

    Sarangheyo...
    Te amo...

    ResponderExcluir
  5. Aeee Vevê! Tá acabando, né??

    Fica sussa aiii que daqui a pouco vc tá de volta! E com certeza, desde o começo eu já sabia q iria valer a pena! Atravessar as fronteiras, mesmo q elas nem existam de fato, deve ser espetacular!!

    Relaxa quanto a criatividade e personalidade! a gente sabe de onde vem?!

    ResponderExcluir
  6. Tira a ultima interrogação! Fail!

    ResponderExcluir