quinta-feira, 11 de março de 2010

Shri Swaminarayan

Logo que cheguei aqui, estava no metrô e recebi uma revistinha dessas que vem no meio do jornal de domingo, com algumas dicas e curiosidades da cidade.

Entre elas tinha uma fotinho minúscula d0 templo ao lado, que tinha uma legenda simplesmente ininteligível - Shri Swaminarayan Hindu Temple (até hoje não consegui pronunciar isso em voz alta! hehehe)

A curiosidade do templo era resumida simplesmente como: o maior templo Hindu fora da Índia, ponto.

Calma, como assim o maior templo hindu fora da Índia fica em Londres?!?! Eu nunca tinha ouvido nada sobre isso.. e lógico que novamente minha curiosidade foi despertada, para um passeio no sábado nublado!

Procurei qual era o metrô mais próximo e nesse dia descobri que 'o mais próximo' não quer dizer 'que está próximo'!! Hahahaha

Cheguei no metrô e não tinha sequer uma orientação pra que lado era esse tal templo... Achei estranho e simplesmente escolhi um lado, sempre fui mais torta então peguei o caminho da esquerda! Fui andando, andando, andando e pensando comigo mesmo... acho que cai na pegadinha do jornal de domingo! Só pode... Até que finalmente vi uma placa escrito, templo Hindu ShHIrhiahKaJAyhahau a frente - 1 milha.

AAAAAAAAh, lembram que eu disse que aprendi quanto era uma milha na marra?! Então, pensei com meus botões, aaaah nem deve ser tão longe assim vai! E eu andei, andei, andei, andei e ainda faltava 1/4 de milha! Heheheh, foi engraçado pra aprender vai!

Mas vamos ao templo, ele não é tão enorme assim quanto eu imaginava, provavelmente os outros templos hindus fora da Índia, devem de ser bem pequenos, heheheheh

Porém ele ganha em beleza, uma construção feita de detalhes que parecem algum tipo de tecido ou bordado e é cimento! Como uma coisa tão pesada pode transmitir leveza...não sei, só sei que foi assim!

Tirei algumas fotos do lado de fora, impressionada com os detalhes. E quando vi que não existia nenhum outro turista perto de mim, disputando espaço pra tirar foto e o ambiente era totalmente habitado por indianas com vestidos coloridos e compridos, percebi que realmente tinha achado um ponto não-turístico de Londres.

Perguntei à um guarda se podia entrar pra conhecer, e ele disse que podia desde que não entrasse com câmera ou celulares. Assim deixei numa recepção toda minha mochila e antes de entrar passei por uma porta detectora de metais. Quando passei vi todo mundo que entrava ir pro mesmo lado, uma salinha...como era a única inexperiente do lugar, segui as moças de vestido e vi pra onde elas iam; elas foram tirar o sapato e guardar numa estante, nao tive dúvida e as imitei.

Andando lá dentro e sem poder tirar fotos, só pude observar tudo quietinha ( o lugar é master silencioso) e ficar deslumbrada. Sentir com meus dedos do pé o tapete mais macio que já pisei e ver paredes de madeira totalmente decoradas. Basicamente é como se fosse uma igreja mas não tem bancos, todos sentam no chão e rezam baixinho coisas que não pude entender... Alguns dos fiéis faziam um ritual estranho ao rezar, eles apoiavam as duas mãos no chão e encostavam o peito no chão como uma flexão, várias vezes, repetindo as mesmas palavras que soam como um mantra! É realmente muito impressionante e tudo muito muito diferente das religiões que estamos acostumados.

Você as vezes simplemente não entende porquê estão rezando pra um Elefante cor-de-rosa, mas ao mesmo tempo você vê uma expressão de simplicidade e felicidade no rosto dessas pessoas que você nem quer saber pra quem elas rezem, o que importa é que isso faz muito bem pra elas...

Foi uma experiência muito diferente, vai saber quando eu vou pra Índia, pelo menos o 2º maior eu já vi! hehehehe.
E lá dentro tem plaquinha do Guiness Book e tudo! Além de um mural de fotos com pessoas importantes que já visitaram, a Lady Diana, alguns presidentes e outros líderes religiosos.

Pra quem ficou um pouquinho curioso de como é dentro do templo, achei o site do lugar e tem várias fotos do lado de dentro, realmente impressionante:
http://www.mandir.org/index.htm


Do lado esquerdo, o templo com muitos detalhes e do lado direito, o melhor tapete do mundo.


Turista atípica

3 comentários:

  1. Seu blog é cultura !!!! sua narrativa nos transporta para o lugar visitado... Parabéns... Esse templo de nome impronunciável é maravilhoso, pena que vc não pôde fotografar lá dentro, mas deu para imaginar como é !!!!Bjos Vevê, tô com saudades de vcs...

    13 de março de 2010 02:27

    ResponderExcluir
  2. Quem diria que você teria talento para jornalista hein?! Eu, minha mãe e a Julia estamos te acompanhando daqui e aprendendo muito com você...a Julia falou que gosta muito da sua forma de escrever (na verdade isso supreende, pois estamos acostumadas a te ouvir falar, falar e falar mais um pouco hehe).
    Bjusss e Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  3. Babei... Lindo esse templo...
    Bem eu não rezaria para um elefante cor-de-rosa, mas o templo é lindo demais, e o portão então é divino...
    E essa coluna lá dentro parece esculpida na madeira... Nossa!!!

    Amei...

    ResponderExcluir