domingo, 7 de março de 2010

Cultura nunca faz mal!

Uma coisa que não posso reclamar dessa viagem, são das aulas! Meu professor é ótimo!!

Um britânico, com cara de FFLCH que sempre tem alguma coisa interessante pra contar além de simplesmente passar pelas páginas de outro livro de inglês....

Coisas como qual a ordem de sucessão ao trono, ou a quantos mil anos a Elizabeth já é rainha... Sobre as bandeiras adotadas pelo Reino Unido, uma das coisas que eu achava uma das mais interessantes daqui, mas eu percebi que ninguém da sala sabia o significado, então como cultura nunca é demais, vou dividir com meus seguidores de blog também!

Vocês sabiam, que aquela bandeira clássica que todo mundo acha que é da Inglaterra, na verdade é a bandeira do Reino Unido ou "Union Flag". E ela é uma sobreposição das bandeiras da Inglaterra, Escócia e da Irlanda. Só o País de Gales que ficou de fora dessa...

Mas fala sério, o cara que sobrepôs essas bandeiras foi um gênio! Ficou muito bom o resultado final...Ele juntou um monte de bandeirinhas sem graça e imaginação, pra fazer uma das marcas mais conhecidas de todo mundo! A Union Flag - óbvio que já tenho a minha bandeirinha na mochila, porque aqui é só o primeiro de muitos lugares que quero visitar! heheheheh

Aprendi outra coisa intrigante aqui, devido a uma de minhas funções no trabalho - Caixa!

As moedas tem todas um lado com a cara da Elizabeth e outro lado com algum símbolo.

Coisa interessante nº 1 - Sabia que a cara da Elizabeth muda a cada nova impressão, ou seja, eles imprimem moedas com a cara dela cada vez mais velha! Se você por acaso achar na carteira uma moeda de 1984 (como eu achei), vai perceber uma rainha com carinha de 20 anos, muito jovem! Agora se você pegar uma moeda de 2009, vai ter uma Elizabeth que parece um maracujá de gaveta! Os caras da casa da moeda não perdoaram, ela tem um papinho, rugas e pés de galinha! hahahahah, não é demais isso?!?!?!

Coisa interessante nº 2 - As novas moedas, de 2008 pra cá, tem uns desenhos estranhos que não estavam fazendo muito sentido pra mim...
E então eu que sou pouco curiosa, fui procurar o motivo na internet! hahahahah. Afinal o que seria da humanidade sem o Google! Descobri essa curiosa imagem acima, que me promoveu um alumbramento, como se tudo fizesse mais sentido na minha vida britânica agora! As moedas formam o brasão da realeza, com os três leões e tudo mais! Você pode ver a moeda de 1 pound com o desenho compelto, e as outras com os desenhos repartidos!

Nem preciso dizer que adorei né! Muito criativo...
Agora um mistério que continua sem solução pra mim, é o fato deles terem uma moeda de 2 centavos (?!?!?!) Como se a de 1 centavo não fosse inútil o suficiente! E pior de tudo, a moeda de 2 centavos é maior do que as moedas de 1, de 5 e de 20 centavos! Vai saber né...

2 comentários:

  1. Oi Vevê... gostei mto de saber sobre as sobreposições das bandeiras do Reino Unido, mto interessante... sobre as moedas tb é legal saber, mas acho que os ingleses tem toda razão em cunhar as moedas com o rosto da rainha sendo envelhecido à cada emissão, pois quando ela morrer será com àquela imagem "mais real" que ficará p sempre nas moedas. Parabéns aos ingleses...
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Olha, as bandeiras eu achei o máximo, super interessante e não sabia disso também... Mas fala sério, moeda sem número pra mim é coisa de Rainha loira burra, imagina só faltou o... NÙMERO na moeda, me poupe viu, pra inglês ver né...

    Bejitos...

    ResponderExcluir