A resposta é
OXFORD! Querem saber porquê? Leiam o post ou fiquem curiosos..heheheh
Ontem fomos conhecer essa charmosa cidade que fica a menos de 2 horas daqui de Londres. Lá é uma cidade universitária gigante com construções que chegam a ter a mesma idade que o Brasil.
A cidade tem vários 'colleges' que são as diferentes faculdades que compõem a Universidade de Oxford. Cada uma foi construída como uma pequena fortaleza, com os prédios formando um quadrado e abrigando uma agradável jardim para os estudantes do lado de dentro de cada college.
O maior e mais impressionante de todos é o Christ's College, que aparece aqui do ladinho... E esse colégio tem história pra contar viu!
Pra começar se você reparar bem nele vai lembrar de algum lugar que você já viu antes em algum lugar?!?! Lembrou? Não...
Estou falando de Hogwarts, o colégio de bruxaria do Harry Potter! Esse college serviu de inspiração para os filmes do bruxinho, os filmes não foram exatamente filmados aqui, mas muito do que existe de verdade virou cópia na ficção... A arte imitando a vida!
Andando pelos corredores de pedra antigo, com enormes janelas sem vidro que dão para um jardim central, eu até me imaginava indo pra alguma aula de magia e poções! hahahahahha
É tudo fantástico, não tem como imaginar como deve ser estudar aqui! Só está classificada como a 5ª melhor universidade do mundo, no mínimo o pessoal deve estudar muito mais do que o Harry Potter!
Além de jardins e corredores, a faculdade tem um segredo escondido que fica aberto algumas horas aos visitantes curiosos, a sala de jantar!!! Essa que foi copiada em detalhes pelo filme, para a cena de recepção dos alunos!
Uma sala enorme e muito alta, com 3 fileiras de mesas que fazem você se sentir muito bem vindo para tomar um chá inglês... animal!
Dinning Room que serviu de inspiração para o filme.
Parece com o bandejão central...
Não longe dali existem museus e 'A Biblioteca' - Bodleian Library reúne a bagatela de 5 milhões de livros e recebe um exemplar de todo livro que for publicado na Grã-Bretanha. Pena que só os alunos pode visitar, turistas FORA!
Biblioteca-castelo de 5 milhões de livros
Pertinho dali tem o Museu de História da Ciência, com alguma curiosidade de praxe como tubos de ensaio do século passado e equipamentos antigos... e quando não esperavámos nenhuma surpresa do pequeno museu, eis que novamente Oxford nos surpreende!
Bem ali, na parede do museu... eles tem guardado até hoje a lousa que foi usada numa aula do Sr. Albert Einstein em Oxford em 16 de maio de 1931. Podem me chamar de tonta, mas eu fiquei emocionada de verdade de ver uma lousa escrita pelo grande Einstein! Seus números tortos e essa equação que mede a expansão do universo me deixaram deslumbrada... Agora eu quero ver quem é que vai me explicar a equação da foto???...
Pra terminar nossa visita, ainda fomos conhecer a loja da Alice no País das Maravilhas! Mas porquê a loja fica justamente aqui e não em qualquer outro lugar do mundo??
Porque o livro foi escrito em Christ Church lá em Oxford, por Lewis Carroll um matemático que se inspirou em uma amiga chamada Alice para escrever a história em 1865!
O livro é uma febre por aqui e a loja da Alice é uma graça (apesar de ser extremamente cara pros nossos bolsos mochileiros!) O que vale é a visita e a história que o lugar tem pra contar...
The Mad Hatter: Have I gone mad?
Alice: I'm afraid so. You're entirely bonkers. But I'll tell you a secret. All the best people are
Em frente ao Alice's Shop
E esse foi nosso dia chuvoso em Oxford! Só pra terminar o post, vou comentar uma curiosidade que gosto muito a respeito do livro de Alice.. O chapeleiro louco (ou Mad Hatter) que é meu personagem favorito do livro, nunca foi realmente chamado de maluco pelo livro de Carroll. Na verdade ele não tem nome e é simplesmente chamado de 'o chapeleiro', mas como na época era comum a expressão "Tão louco como um chapeleiro", o apelido ao personagem pegou!
"Há alguma incerteza quanto às origens desta frase, mas a razão mais aceita é de que, como o mercúrio era utilizado no processo de cura de peles usadas em alguns chapéus, era impossível para chapeleiros evitar a inalação de vapores de mercúrio desprendidos durante o processo de fabricação, muitas vezes eles sofreram intoxicação por vapores de mercúrio residual provocando danos neurológicos incluindo a fala confusa e visão distorcida. Não era incomum na época chapeleiros que pareciam mentalmente perturbados ou confusos, muitos morreram cedo, como resultado de envenenamento por mercúrio."(By Google)
Por enquanto é isso...E segue a dica pra quem ainda não viu nenhum filme da Alice, o filme novo do Tim Burton, com o Jonny Deep como chapeleiro maluco está sensacional! Vale muito a pena, só as imagens já te levam pra um mundo a parte!
Desejo que vocês todos sejam tão loucos como chapeleiros!
See you!