segunda-feira, 7 de março de 2011

Eu comi (e bebi) isso...

Para esse meu próximo post, tive inspiração da minha irmãzinha nutricionista...
Afinal, viajar é conhecer os lugares com todos os sentidos.. ver, sentir, cheirar e comer!!! Hahahahahah, que eu particularmente adoro!!
Fiz e faço questão de comer a comida típica do lugar, por mais estranho que as vezes isso possa parecer, mas é um jeitinho de se sentir no dia a dia de quem vive no lugar que você está visitando! Óbvio que durante meus 33 dias de mochilão, não faltaram Burguer King, McDonalds e Subways da vida, maaaaaaas também experimentei muita coisa diferente e muuuita coisa boa!
Como por exemplo o chocante joelho de porco de Berlin, que parecia um porco inteiro no prato ou a intrigante sopa de beterraba da Polônia, que olhando parecia uma água roxa suja.. Mas ambos eram muito bons ao paladar da gordinha que vos fala!!!hahahahah

Selecionei algumas das fotos que tirei enquanto comia, mas teve muuuuitas outras delícias que não foram fotografadas... Reparei que dentre estas, muitas (mas muitas mesmas) eram relacionadas as bebidas...hahaha, tsc tsc tsc. Mas então fica registrado, o que comi e o que bebi nessa viagem de sabores pela Europa no ano passado...

Geeente, como eu tenho fotos bebendo Guinness!! Hahaha, minha favorita era a escura e a vermelha que só vendia no bom e velho O'Neils! Muuuito boa!


E comento doces então... hum, alguns chocolates eram vendidos como jóias! Principalmente na Bélgica, lindo de se ver, de se cheirar e de comer... óbvioooo!

É, nem todos os lugares tem a vantagem de ter boa comida.. Esse era o caso de Londres, oooh cidadezinha triste de comida. Basicamente Batatas Recheadas e o famoso Fish & Chips, a mistura calórica de peixe frito, com batata frita e pra acompanhar um paozinho com manteiga. Vai um AVC aí??

Ainda bem que tem imigrantes em todos os lugares...huahahuahua. Na rua da escola, tinha uma sorveteria italiana "Bella del Gelatto", aí sim!! Waffles, chocolate e sorvete, na medida certa pra curar a saudade do Brasil...

Hahahaha, como eu já tinha dito. Nem só de Guinness (caraaaas) vivem os estudantes. Nosso engradado de Carlsberg, a boa e velha latinha verde, também estavam sempre garantidos. Principalmente naqueles dias mais chuvosos e que realmente não dava vontade de sair de casa pra nada, nem pra ir no barzinho (ou pub) com os amigos!

Agora sim, falando de comida boa! Portugal é uma delícia de país...quem puder visite! E não falo isso por causa dos pratos de bacalhau, pasteizinhos de Belém, doces, padarias, vinho do porto...vixe, precisa de mais motivo pra visitar Portugal agora?? hahahahha
Mas falando sério, olhem a gordisse que eu e a Iris comemos em Porto: um prato chamado francesinha, que vinha pão francês com linguiça frita, bife, presunto e um belo ovo frito em cima! Aiiii, pedreiro o prato... mas também era uma delícia!!!

Em Barcelona, que delícia! Paella e sangria... Restaurante lindo, comida ótima. Sem comentários, na verdade tenho um sim: Nota mental = preciso aprender a fazer paella, huuummm!!

HAHAHAHAHA,....Grécia! Ooooh cidadezinha infernal. 45ºC durante a tarde, parecia que respiravámos o calor do ar. O que mais bebi em Atenas com certeza foi ÁGUA!!!! Mas nas ilhas de Mikonos arriscamos o cardápio, reparem na foto! Não me lembro como foi que pedimos, mas foi algo do tipo "limão, pinga e açucar moço!".
Além da caipirinha, também tivemos o privilégio de tomar uma cerveja que saiu diretamente do desenho do Hércules : "Mythos", e tá aí a foto pra provar que não tô de sacanagem..huahuahuahu
Quanto a comida, ficamos com a Moussaka, basicamente um tipo de lasanha de beringela com purê de batata gratinado em cima, eu que gosto de beringela, adorei!! E não posso esquecer do Gyros, ou talvez você conheça por "churrasquinho grego" e não é que é mesmo! :)

Chegando na Europa logo percebi o que eles tinham de melhor, NUTELLA, muuuuita nutella. E a preços acessíveis, juro! O melhor de tudo, foi acordar em Napolés e descobrir o que alguma mente insana criou: A Nutella de 5kg!!! OOOOOh Meu Deus..Será que isso passa na imigração?!?

E por falar em mentes insanas, vamos logo falar do melhor lugar do mundo no quesito cozinha (na minha concepção leiga do assunto, mas com muita experiência de garfo), estou falando da Itália!!! E advinha qual a melhor sobremesa italiana? Acertou quem disse o Gelatto!! De morango né Ary? E de todos os outros sabores...Deliciosos!!!

E você acha que só no sorvete que eu consquistei minhas calorias no território de romanos? Nã nã ni nã não! Eu comi muuuit massa também. Uma delícia, todas acompanhadas de vinho ou água grátis, aí fica dificil resistir!!! As massas e os molhos são muito frescos, macios e saborosos. Não tem comparação, a cozinha italiana é pra casar!! E eu que nem gostava das 'ostrinhas' antes da Dona Ângela, me deliciei num maravilhoso espaguete ao vongôle em Veneza! Geeente, deixa eu parar que tá me dando fome... hahahahaha


Pra finalizar minha gastro-trip italiana, preciso falar da cidade que inventou a Pizza, Napóles!
A pizza aqui é diferente da de SP, a massa é mais fina, vai muito molho e você come uma por pessoa!! hahahah, parece ogro, mas não é! Sou suspeita pra falar, mas eu adorei também. Será que não me engano, mas doutor, meu estomâgo deve ser italiano!!

Em Praga tivemos o prazer de sentar num barzinho ao lado do rio que corta a cidade, ter como vista o lindo castelo e tomar a cerveja mais famosa da região: Pilsner Urquell! Ainda comemos um Goulash (parecido com uma carne de panela ao molho) e também o Schintzel (filé de porco à milanesa com purê de batatas)!

E claro, pra finalizar com o vencedor dos pratos estranhos: O joelho de porco ou Eisbein em alemão. O prato era pra uma família alemã inteira e a cara era tão amigável quanto a dos próprios alemães... mas digo que me surpreendi, porque a carne é muito macia e saborosa, temperada na medida certa e com uma consistência que derrete na boca! Sim, apesar do susto, eu recomendo!!! hehehe, as meninas não tiveram coragem, olhe a foto e imagine o porquê! :P

E como a alemanha parece ter um estomâgo mais forte que o resto do mundo, também saboreamos por lá, o famoso Kebab! Ou poderiam chamar de churrasco grego também. A idéia é a mesma, e eles colocam molhos e outras coisas em cima. Como o Rafa sempre diz, o equivalente europeu pro nosso Hot-Dog na esquina. Maaaas, cuidado se for comer na rua..experiências me dizem, que pode ser prejudicial à saúde! hahahaha. Pra mim nunca fez mal, mas é melhor tomar cuidado redobrado né.

Geeente, experimentar tantas coisas diferentes foi ótimo! Me fez querer aprender a fazer mais coisas ainda na cozinha, esse ambiente de socialização das pessoas! Claro que também comi as porcarias que eu mesma inventava, tenho orgulho de dizer que algumas davam muito certo (outras nem tanto)... Mas entre trancos e barrancos, sobrevivi! Estou no meu peso e morreeeeendo de fome depois desse post!

Bjãaaaao e Bom Apetite!!

4 comentários:

  1. NUTELLA DE 5 KG???????????????????????????????????????????????????


    5 KG?????

    sem mais...












    brincadeirinha... vc come hein... como sempre comeeee...
    ainda beem q seguiu direitinho todas minhas orientações nutricionais, ehheehhehe

    brincadeira! tem q comer mesmo... qdo vc terá outra chance de comer joelho de porco?? argh

    beijooo

    ResponderExcluir
  2. Deu fome mesmo, mas como sou mais de doces, o que eu mais gostei foram os doces da Bélgica (lindos) e os gelattos italianos hummmmm...
    Falando assim até paree que eu provei né hehehehe...

    Mangia che te fa bene...

    ResponderExcluir
  3. Vê, adorei esse post culinário! Deu mta saudade de todas as cidades que visitamos e de todas as comidas que comemos! Acho que devíamos fazer um mochilão entre restaurantes aqui em SP, pq certeza que encontraremos tudo isso! Mas, o gostinho é melhor quando se come à beira do rio em Praga ou na frente do Coliseu em Roma! ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Evellyne curtiu esses comentários! hahahahahaha

    ResponderExcluir